Assim como fazia contra os zagueiros o habilidoso Passarinho, maior ídolo da história do Nacional Atlético Clube e artilheiro do Campeonato Paulista de 1945, o estádio Nicolau Alayon vinha driblando as empreiteiras na Barra Funda. Até que venceu.
 
Desde 29 de novembro de 2017, o estádio localizado em terreno valorizado na rua Comendador Souza, casa do Nacional desde que foi erguido em 1938, teve a sua arquibancada coberta e o gramado tombados pelo Conpresp, conselho de patrimônio municipal. O processo corria desde 2003, e foi definido por votação no órgão no final de outubro.
 
A função do tombamento é impedir que o local seja alvo de modificações radicais ou destruição. O principal argumento que levou ao voto positivo foi o da relevância do estádio para a memória do futebol paulista do começo do século 20.
 
O Nacional foi fundado oficialmente em 1919 por funcionários da São Paulo Railway Company, a empresa controlada por ingleses e que foi responsável pela primeira ferrovia construída no Estado, que ligava Santos a Jundiaí, passando também por Cubatão, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá e São Caetano do Sul.
 
Inclusive, o Nacional adota esse nome apenas a partir de 1947, com a nacionalização da estrada de ferro. Antes disso, chamava-se São Paulo Railway Athletic Club.
 
Desde o nascimento, o clube teve identidade operária, contando com ferroviários entre seus atletas e torcedores.
 
Na decisão, o Conpresp tombou a arquibancada e o gramado, que não pode ser retirado de onde sempre esteve: vizinho à estrada de ferro da São Paulo Railway. Diferentemente do Alayon, a maior parte dos campos paulistanos foi instalada nas várzeas de rios.
 
"Esse estádio é o último testemunho de uma lógica tradicional de organização de clubes operários, funcionando em uma antiga área fabril, complementar às vilas operárias. Além disso, a arquibancada é típica dos primeiros estádios do Brasil. Antes disso, na origem dos campos, as pessoas apenas ficavam ao redor do gramado", diz Mariana Rolim, diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e membro do Conpresp.
 
Primo de clubes como Palestra Itália (1914), Corinthians (1910) e Juventus (1924), , com quem trava o sempre incendiado clássico "JuveNal"– o Nacional viu os investimentos minguarem depois que a São Paulo Railway saiu da mão dos ingleses. Por isso, não deu o salto da popularização como os dois campeões brasileiros mais recentes.
 
Mais antigo que Pacaembu (1940) e Morumbi (1960), o Alayon remete a tempos talvez mais democráticos do ludopédio nacional.
 
"Na Arena Corinthians e no Allianz Parque vemos uma gentrificação tremenda e um branqueamento da torcida com a eliminação dos espaços dos setores populares. O tombamento protege um espaço de memória que sobrevive a essa modernização excludente", diz Flávio de Campos, professor de História da Universidade de São Paulo e coordenador do Ludens, núcleo de pesquisas sobre esportes.
 
Atualmente, o Nacional vive boa fase nos gramados e disputará a Serie A-2 do Campeonato Paulista em 2018, quando enfrentará, a partir de janeiro, times também tradicionais como Portuguesa, Guarani, XV de Piracicaba. E o própio Juventus.
 
Ayrton Santiago, presidente do Nacional "por mais de 40 anos", somando passagens diferentes, afirma que o campo ficará "eternamente" onde está tal como determina o tombamento, independentemente das dificuldades financeiras e da tentação das ofertas que se amontoaram ao longo das décadas.
 
"Jamais será vendido. Podemos aproveitar outras áreas da sede e fazer um grande empreendimento que ajude o clube, mas o Nicolau Alayon nunca sairá de lá."
 

Bem-vindo ao nosso site

Este "site" foi criado para que todos os simpatizantes do Nacional AC, fiquem atualizados quanto as noticias e novidades do dia-a-dia do Futebol do Naça.

 

          "ALMANAC-TORCIDA ALMA NACIONAL"

                 

           

 

 

  NACIONAL, CAMPEÃO DA 2ª DIVISÃO 2014
           
 
 
 
NACIONAL CAMPEAO DA SERIE A-3 2017
 

Galeria de Fotos: Página inicial

Galeria de Fotos: Página inicial

A galeria de fotos está vazia.

Enquete

BLÁ BLÁ BLÁ

SIM (948)
86%

NAO (151)
14%

Total de votos: 1099

Novidades

EM JOGO QUE DUROU 2 DIAS, NACIONAL E COMERCIAL FICAM NO 0 X 0.

02/02/2020 18:53
Nacional e Comercial fizeram um duelo inusitado nesta final de semana pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A3, com um jogo que começou no sábado e terminou no domingo, devido a forte chuva que castigou a cidade de São Paulo. Após terminarem o primeiro tempo com o...

Nacional acerta empréstimo do centroavante Índio do Coritiba.

31/01/2020 21:31
Foi oficializado o empréstimo do centroavante Índio que pertence ao Coritiba, o jogador será emprestado sem custos pela equipe paranaense ao Nacional até o final do campeonato paulista. O jogador já treina com o elenco e se encontra disponível para estréia contra o Comercial-RP amanhã ás 15hs no...

NACIONAL GOLEIA OLIMPIA POR 4 X 1

31/01/2020 21:29
Em uma das partidas que deu sequência as disputas da terceira rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista da Série A3 na tarde desta quarta-feira (29), o Nacional fez jus ao fator casa para entrar de vez na briga pelas primeiras colocações do estadual. Jogando no Estádio Nicolau Alayon, o...

NACIONAL SÓ EMPATA COM PAULISTA, EM JUNDIAÍ

27/01/2020 10:16
O fraco time de Jundiaí decepcionou seus torcedores e escapou de sofrer a virada nos minutos finais.   O Paulista abriu o placar logo aos nove minutos através de Robinho cobrando penalti, mas voltou sonolento do intervalo, sofreu o empate e quase levou a virada.     A...

ADHEMAR NÃO VAI TRABALHAR NO NACIONAL

27/12/2019 21:28
Corrigindo a informação anterior, na verdade Adhemar esteve no Nacional por uns dias, mas sem assinar contrato. Ele mesmo que divulgou em redes sociais que iria trabalhar no Naça. Mas por questões financeiras, prereferiu voltar ao São Caetano.

Adhemar, ex-São Caetano, é o novo gerente de futebol no Naça.

14/12/2019 20:29
Maior jogador da história do São Caetano, Adhemar foi anunciado na manhã deste sábado como novo gerente de futebol do Nacional. O time da capital vai disputar a Série A3 do Campeonato Paulista.     Depois de passar por Estrela, São José e São Bento, Adhemar ganhou projeção...

Tuca Guimarães assina com o Nacional para a temporada 2020

14/12/2019 20:26
Tuca Guimarães será o técnico do Nacional para o campeonato paulista da série A3 em 2020.   O Treinador que estava sem clube desde a sua saída do Linense, assinou com o Naça e terá a sua 3a passagem pelo clube. Em sua última passagem em 2018 a equipe ficou na 5a colocação do Campeonato...

NACIONAL PERDE 5 JOGOS SEGUIDOS E ENCERRA ANO DE FORMA LAMENTÁVEL

10/11/2019 18:55
NACIONAL 1  x  1 AGUA SANTA XV DE PIRAC 4  x 1 NACIONAL NACIONAL 1  x  2 MIRASSOL MIRASSOL 3  x  1 NACIONAL NACIONAL 0  x  3 XV DE PIRAC AGUA...

NACIONAL PERDE EM CASA PARA O MIRASSOL

08/09/2019 18:56
  A partida mal começou e logo aos três minutos o Nacional abriu o placar. Laércio deu passe açucarado para Matheus Lu, que não desperdiçou na frente do goleiro. Dois minutos depois o Mirassol quase empatou com Tallari, que finalizou, mas parou no zagueiro Guilherme, que tirou a bola em...

NACIONAL É GOLEADO EM PIRACICABA

08/09/2019 18:48
  Jogando em casa, o XV de Piracicaba começou a partida tendo mais posse de bola, tomando as rédeas do duelo e tendo as melhores chances dos primeiros minutos de jogo. Aos nove minutos, após um cruzamento da direita, Mateus Oliveira testou firme, mas a bola explodiu na trave antes da zaga...
Itens: 11 - 20 de 388
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!